segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CASTRAÇÃO RESPONSÁVEL


Hoje vamos falar da controvertida castração de gatos e cachorros....
Muitos Donos de Petzinhos, por diversas e variadas razões não querem castra-los.... ahhh, eu tenho pena. Ahhh, deixa o bichinho ser feliz. Ahhh, não tenho tempo.... e quando menos se espera, o filhotinho entra no primeiro cio, primeira gravidez e no mínimo nascem 4 a 6 filhotinhos, e por aí vai, provável abandono, maus-tratos, morte, fome, doenças, novas gravidezes, e de 4 a 6, sobe para 8 a 12, 12 a 24...... cidades cheias de animais abandonados, alguns com sorte suficiente para serem resgatados, muitos outros nem tanto.
Alguns Donos, para evitar esse cenário, mas contrários a castração (seja por falta de tempo ou por convicção), se utilizam de medicamentos para suprimir o cio das fêmeas, e acabam colocando em risco a saúde de seus Petzinhos, que podem vir a desenvolver tumores relacionados com os órgãos reprodutores, tanto em machos como em fêmeas.
Ou seja, quando os Petzinhos não são castrados, acaba acontecendo:
·         Superpopulação
·         Abandono, doenças, fome e morte
·         Abrigos abarrotados e sem condições de dar conta da demanda
·         Desgaste das fêmeas, que na rua, se tornam máquinas parideiras
·         Doenças graves, como tumores e cânceres, que nem sempre são tratados, ocasionando mais abandonos...
·         Brigas entre machos e eventuais fugas atrás de fêmeas.
·         E a famigerada marcação de território... que todos nós, Donos de Petzinhos, temos ciência.

Ainda tem a questão de QUANDO castrar, a maior vertente é a favor da castração após os 6 meses de idade, ocorrendo o risco do animal entrar no 1º cio, fugir e engravidar (eis o círculo vicioso da superpopulação), além da tradicional OBESIDADE, obrigando os Donos dos Petzinhos a gastarem em rações light e diet, e tornando os animais mais preguiçosos etc e tal.
Agora, em relação aos nossos Petzinhos, gatos e cachorros, um dos melhores métodos para controlar a população é a castração precoce, antes dos seis meses de idade, na verdade, antes dos 3 meses, citando os seguintes benefícios de tal método:
·         Recuperação dos filhotes superacelerada. Depoimento próprio: No mesmo dia em que o gato da Regina Cruz foi castrado, com 45 dias de vida, estava correndo, pulando e brincando, sem nenhum trauma, sem nenhuma preocupação. Explicação: como o gatinho ainda está em desenvolvimento, a produção de células é mais rápida e consequentemente a cicatrização também.
·          A castração não interfere no crescimento dos filhotes, uma vez que os hormônios sexuais, não influem em seu desenvolvimento.
·         A castração precoce, elimina em quase 99% o risco dos Petzinhos virem a desenvolver cânceres de mama ou de útero.
·         A castração precoce, evita que o animal ao alcançar a puberdade sinta necessidade de marcar território, ou seja, o desagradável hábito de urinar em qualquer lugar, porque é comum, animais castrados em idade adulta, continuarem com esse hábito infeliz e mau cheiroso.
·         Mudanças no “modus operandi” antigamente fazia-se um corte grande na barriga das fêmeas, enfiando-se a mão para a retirada do útero e ovários... hoje em dia, faz-se um corte minúsculo e usa-se a técnica “do gancho”, onde os órgãos são retirados com um “ganchinho”. Nos machos a cirurgia é ainda mais simples, pois são retirados apenas os testículos, que já estão localizados externamente.

Para nós, da Zanotta Fish, castrar.... é um ato de amor. 
Ditado comum no mundo da proteção animal, principalmente porque o Brasil ainda deixa muito a desejar, no trato com os animais abandonados, enquanto outros, como os EUA, possuem vários órgãos de proteção aos Petzinhos, como ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), que conscientizam a população sobre posse responsável, cuidados e castração e possuem leis rígidas, que são colocadas em prática e punem rigidamente crimes como o abandono de filhotes, maus-tratos etc tão comum por aqui.
Em São Vicente/Santos, uma das poucas veterinárias a se utilizar da técnica do “gancho” e efetuar a castração precoce em filhotes de cães e gatos com absoluto sucesso é a Dra. Paula Lago de Rezende... que faz um atendimento personalizado “Vet Home Care”, atendendo Grande São Paulo e Baixada Santista.
Parabéns, Dra Paula, pelo seu belo trabalho como veterinária e como ativa protetora dos animais!
E lembrem-se comprar, adotar, ganhar ou adquirir um Petzinho, o torna responsável pela sua saúde, longevidade e bem estar.
Zanotta Fish, apoia essa idéia..... 



 Loja Virtual - www.zanottafish.com.br Em Construção.
Dra. Paula Rezende Colaborada da Zanotta Fish - http://www.vethc.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário