quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Plantados I



Vamos falar um pouco dos Plantados!
Hoje em dia, os plantados do passado são conhecidos como Aquapaisagismo ou Aquascaping, possuindo um sem número de praticantes e admiradores pelo mundo todo, dando ênfase ao Estilo Holandês e ao Estilo Natural de inspiração japonesa, onde são criadas verdadeiras obras de arte para deleite dos seus criadores e admiradores, tanto que existem variados concursos, onde os participantes inscrevem seus Aquários e concorrem ativamente pelos primeiros lugares. Mas no que consiste o Aquapaisagismo ou Aquascaping? Consiste na arte de organizar substrato, rochas, pedras, troncos e plantas aquáticas, de uma forma visualmente agradável dentro de um aquário, que pode ou não, ter peixes e outros habitantes aquáticos.

Os plantados são aquários de rara beleza quando layout e hardscape são bem imaginados e montados. Nem sempre o que você imagina ao iniciar o seu aquário se tornará realidade, uma vez que a montagem das rochas e dos troncos é um dos aspectos mais difíceis dessa arte. Você precisará juntar uma boa quantidade desse material, uma vez que uma pedra ou tronco fora do aquário parece adequado, mas quando colocado dentro do mesmo destoa do layout desejado.  Outro caso a se pensar, é a utilização desses materiais para fins específicos, como ocultar raízes expostas das futuras plantas, caules, etc.
Mas antes de começar a colocar mãos à obra, juntar todos os materiais se faz necessário.... Pedras, rochas, troncos, enfeites (se vai coloca-los), substrato, filtro, iluminação, etc. lembrando-se bem de lavar o material que vai compor o layout para que não contamine a água.


Hoje em dia, já existem substratos industrializados, bem práticos na elaboração dos plantados. Vamos falar de deles....
JBL Substrato natural  Manado – É um substrato que possui uma grande área de colonização para bactérias que absorvem os poluentes do aquário e tem uma estrutura especial de apoio ao desenvolvimento das raízes das plantas. Além disso, ele restringe o crescimento de algas, absorvendo o excesso de fertilizantes na água, criando uma aparência natural e atraente.
É um Substrato que, com sua superfície extremamente porosa, melhora a qualidade da água para as bactérias, contribuindo visivelmente para o crescimento da planta!
Funciona como uma "bateria carregável", porque o excesso de nutrientes são armazenados no substrato. Os experimentos têm demonstrado que a redução de nutrientes na água reduz significativamente o crescimento das algas, sem desvantagem para as plantas, pois elas podem absorver os nutrientes através de suas raízes, sem dificuldade.
JBL Manado não permite a redução rápida da dureza da água, portanto, cria um valor de pH estável.
Deve ser bem lavado para a retirada da poeira, e o melhor, não necessita de camada inerte para sua utilização....
 
Outra opção: PRODAC FÉRTIL PLANT | SUBSTRATO PARA PLANTADO


Substrato natural macio e poroso em forma granular que varia de 2 a 6 mm, composto de argila, zeolite e terra rica em elementos minerais que já contém todos os elementos nutricionais, inclusive micro e macro elementos,  que serão  absorvido pelas raízes das plantas, ideal para promover um crescimento saudável e luxuriante das mesmas, além de aumentar a oxigenação do fundo do aquário sem turvar a água .
Não precisa lavar o produto. Espalhar assim como é no fundo do aquário formando uma camada de cerca de 1cm. Necessita de camada inerte, então cobrir com uma camada de cascalho 5-6cm. Deitar lentamente, de preferência num prato a água, para evitar danificar o fundo.
OU então.... Fazer uma mistura de Humus + Humus Plus da Prodac



Base fértil composta por diferentes turfas. É um produto especialmente fértil e rico em substâncias nutritivas naturais, indispensáveis para o crescimento vigoroso das plantas aquáticas. Não é necessário ferver antes de usar. Mistura-se o Humus com o Humus Plus e coloca-se no aquário, sem comprimir, uma camada de aproximadamente 1,5cm e depois cobrir com uma camada inerte de areia de 6 a 7 cm. Depois de tudo feito, tem-se que colocar uma rede de nylon sobre a camada de areia e ir despejando a água num prato para não mover o substrato. A água poderá ficar levemente turva devido aos ácidos húmicos contidos nas turfas de humus.

Escolhido o substrato e colocado no aquário, o próximo passo.... 
(Continua....)
Visitem nossa Página no Facebook: 
sigam-nos no twitter: @ZanottaFish
Vejam nosso perfil no orkut e nos adicionem:
Loja Virtual www.zanottafish.com.br Em Construção (falta pouco....)
OBS:
Todos esses produtos são vendidos na Loja Física Zanotta Fish

Nenhum comentário:

Postar um comentário